sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Boa Noite Doutor meu nome é Ana Paula tenho uma filha de 1 mês e ela esta com catarro congestionado entre o nariz e garganta e esta muito incomodada e não sei o que fazer, gostaria de saber o que posso fazer? qual remedio dar ?

Ola Ana Paula, sua filha de 1 mês esteve em contato com alguém que estava gripado nos últimos 5 dias? Ela pode ter se contaminado pelo vírus da gripe ou algum outro parecido, tipo rinovírus.

Por se tratar de criança de 1 mês de idade, se não tiver marcado consulta com Pediatra em breve, é sempre recomendado levar ao um serviço médico tipo Pronto Atendimento ou Hospital em casos mais graves. Pois nesta idade qualquer secreçãozinha pode ser perigoso por poder obstruir as vias respiratórias. Muitas vezes o bebê pode piorar rápido nesta idade, então todo cuidado é pouco.

Para o manejo da secreção nasal, recomenda-se soro fisiológico 0,9%, meio conta gotas ou meio ml em cada narina, em seguida aspirar com aspirador de narina apropriado para bebês (encontrado em farmácias e supermercados grandes ou lojas especializadas para bebês).

Inalação com 5 ml de soro fisiológico, ajuda também na desobstrução nasal e na fluidificação do catarro, ajudando na expulsão da secreção, podendo ser realizada várias vezes ao dia.

Manter o bebê de preferência deitado de lado com a cabeceira elevada em uma superfície firme (tipo bebe conforto) para ajudar na respiração. Nunca deitar de bruço devido ao risco de sufocamento e maior incidência de morte súbita.

Qualquer sinal de piora tipo: respiração acelerada persistente com esforço respiratório ou geemência, palidez ou lábio roxos, irritablidade aumentada e persistente, impossibilidade de amamentação, levar imediatamente ao médico.
Não existe xarope (expectorante) liberado para esta idade (1 mês). Inalação com fenoterol (conhecido comercialmente por BEROTEC), tem somente indicação em alguns casos de bronquite ou asma, o que necessita de avaliação médica para dar o diagnóstico certo e tratamento. Medidas suplementares, tipo fisioterapia é útil nos casos em que há secreção brônquica, ou seja, secreção em vias respiratórias abaixo do pescoço.

Muitos quadros gripais ou de resfriado em lactentes jovens, como seu bebê, podem evoluir de forma rápida para a chamada bronquiolite. Evidenciado por um quadro mais grave quando o bebê fica com um esforço respiratório maior devido a inflamação das vias respiratórias baixas, ocasionando um quadro de obstrução respiratória baixa. O ar tem maior dificuldade de ser levado aos pulmões pois os brônquios e bronquíolos estão inflamados, levando a uma insuficiência respiratória aguda que deve ser tratada em serviço médico.

2 comentários:

  1. Minha netinha de 2 dois anos, constantemente tem a garganta inflamada, e sempre receitam a amoxilina, tem resolvido porem nesta ultima vez não resolveu e ela grita muito de dores, segundo o profissional que a atendeu disse que o vírus tornou-se resistente, ele queria aplicar a bezetacil sem fazer o teste pois temos quase certeza que ela é alérgica a penicilina, então não deixamos.ai ele receitou azitromicina e predsim. Será que dará certo. E para acalma-la de momento, alguma solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou somente comentar sua pergunta, pois é arriscado orientar medicação sem examinar a pessoa.

      A dor de garganta é um sintoma comum nas pessoas com gripes ou resfriados, ocorrendo junto a coriza (nariz escorrendo), obstrução nasal, tosse e outros sintomas que a caracterizam. Geralmente pegamos gripe diretamente através do contato com outras pessoas, mas podemos pegar o vírus através de objetos contaminados com o vírus.

      Tanto a gripe como dor de garganta causada por vírus tem cura espontânea sem a necessidade de uso de medicações em média de 3 a 5 dias. Em alguns casos o uso de anti-inflamatórios para se aliviar os sintomas de dor pode ser útil, como o ibuprofeno, cetoprofeno e outros.

      A amoxacilina é um antibiótico derivado da penicilina, ou seja, dificilmente alguém será alérgico a um e não ao outro. Este medicamento terá utilidade somente se a infecção de garganta for de origem bacteriana, pois não haverá nenhum benefício contra vírus. Muitas vezes o médico receita amoxacilina erroneamente para tratar infecções virais. Sobre o benzetacil, muitas vezes utilizado para infecções bacterianas de garganta (amigdalites), tem eficácia semelhante à amoxacilina pelo simples fato de também ser uma penicilina.

      Quanto à azitromicina este medicamento faz parte uma outra classe de antibiótico, os macrolídeos, não é primeira opção para tratamento de infecções de vias aéreas superiores, mas também pode ser usado como alternativa.

      A resistência bacteriana varia em diversas populações, pois o uso indiscriminado de antibióticos tem criado cepas cada vez mais resistentes de bactérias, sendo o aparecimento das super-bactérias um evento cada vez mais comum em pacientes hospitalizados.

      Uma orientação que sigo é a cada tratamento iniciado observar por 48 a 72 horas a resposta do paciente, se houver melhora do humor, atividade, aceitação alimentar e diminuição dos picos febris e dos sintomas, considero como resposta positiva, agora se o paciente pelo contrário piorar ou não houver melhora a opção é a troca da medicação. Sinais de alerta são febre acima de 39°C, calafrios, dispnéia (falta de ar com esforço respiratório), irritabilidade ou prostração persistentes, apatia, palidez, vômitos repetidos, manchas roxas pelo corpo, levar imediatamente para pronto socorro.

      Excluir